Rota das Cachoeiras em Corupá-SC

Se você gosta da natureza, de fazer trilhas e observar lindas cachoeiras não deve deixar de conhecer a Rota das Cachoeiras de Corupá.

O município está localizado no final do Vale do Itapocu, pouco antes da Serra do Mar, entre as cidades de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Cerca de 300Km de distância da Capital Florianópolis. É considerado a capital catarinense da banana, das plantas ornamentais e das orquídeas. O nome Corupá em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”. É uma região incrível para os amantes do ecoturismo, rodeada de quedas d’água e de Mata Atlântica.

Entre os atrativos turísticos de Corupá estão as inúmeras cachoeiras, o Orquidário Catarinense e o Seminário Sagrado Coração e Jesus.

Mas hoje vamos falar especialmente da Rota das Cachoeiras – RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) – Emílio Fiorentino Battistella, com 1.153,66 hectares.

AS CACHOEIRAS

A rota compreende 14 cachoeiras formadas no Rio Novo. As cachoeiras podem ser avistadas através de uma trilha localizada em meio a áreas de mata atlântica.

As 14 cachoeiras presentes na Rota das Cachoeiras são as seguintes: Cachoeira do Suspiro, a Cachoeira da Banheira, a Cachoeira dos 3 Patamares, a Cachoeira da Pousada do Café, a Cachoeira do Repouso, a Cachoeira do Remanso Grande, a Cachoeira da Confluência I, a Cachoeira da Confluência II, a Cachoeira das Corredeiras, a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Palmito, a Cachoeira da Surpresa, a Cachoeira do Boqueirão (interditada) e a Cachoeira do Salto Grande.

A TRILHA

A trilha da Rota das Cachoeiras leva o nome de “Passa águas” e é considerada de nível moderado, possuindo vários trechos com consideráveis inclinações que demandam algum preparo físico.

São cerca de 3 Km de distância a serem percorridos que costumam levar cerca de 4h. Claro que é só uma estimativa pois o tempo depende do condicionamento físico dos participantes e do tempo de contemplação da região e registros fotográficos do local.

Alguns trechos mais críticos da trilha possuem escadarias, passarelas e pontes que facilitam o percurso.

No final da trilha os participantes são recompensados com a maior cachoeira da rota, a Cachoeira do Salto Grande, com 125m de altura.

O retorno da trilha é mais tranquilo pois é composto somente por descida.

É importante mencionar que somente na Cachoeira da Confluência, a 7ª do percurso, os visitantes estão autorizados a tomar banho.

O QUE LEVAR

– Dinheiro (a maioria dos lugares aceita cartão, mas é bom sempre levar uma quantia em espécie);

– remédios – (leve um kit básico, no caso de necessidade);

– roupas leves confortáveis;

– bota de trilha ou tênis antiderrapante (obrigatório);

– protetor solar

– água

– lanche prático

– toalha

– repelente

 

A Descubra Floripa leva você até a Rota das Cachoeiras! Acesse aqui para saber o que está incluso no passeio e informações sobre horários, saídas e valores.

#rotadascachoeiras #ecoturismo #cachoeiras #trilha #passeio #excursao #corupa #santacatarina #DescubraFloripa

Shopping Basket
WhatsApp chat