Os encantos da Serra Catarinense – Urubici

A Serra Catarinense é famosa pelas baixas temperaturas alcançadas durante o inverno, inclusive com neve em algumas oportunidades que dependem das condições climáticas e atmosféricas. O ecoturismo e a gastronomia também são destaques da Serra Catarinense, inclusive os vinhos do local que cada vez tem ganhado mais espaço e adeptos.

 

Hoje o destaque é o encantador município de Urubici, local que aparece frequentemente nos noticiários com as menores temperaturas do país, tendo o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, localizado em um vale plano a 915m de altitude, rodeado de montanhas.

Ao chegar ao local parece uma pacata vila, com muitas casas e pousadas, mas que escondem belas paisagens e muita natureza. É considerada a “Terra das Hortaliças”, sendo considerado o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina.

A cidade também é conhecida por amantes de ecoturismo com opções de passeios, trilhas, tirolesa, rapel, arvorismo, cachoeiras e cascatas… ah, e se possível não deixe de experimentar uma deliciosa truta combinada com um dos vinhos da região.

 

Seus pontos turísticos são de fácil acesso e podem ser visitados em apenas um dia. Mas, se possível reserve pelo menos uma noite para ficar em uma das pousadas super aconchegantes da região.

Conheça um pouco sobre os principais pontos turísticos de Urubici:

serra catarinense
 

Morro da Igreja – Pedra furada

Um dos locais mais conhecido de Urubici e onde muitos adora tirar fotos é a Pedra Furada, localizada no alto do Morro da Igreja.

Em um dia de céu limpo é possível avistar o mar, localizado a mais de 100km de distância. A pedra furada é uma curiosa escultura de pedra que possui uma janela em formato circular com cerca de 30m de circunferência. Ela é a divisa de três municípios: Urubici, Bom Jardim e Orleans.

Hoje em dia é necessário autorização do ICMBio para a visita, que pode ser feita por telefone: (49) 3278-4994 ou por e-mail: agendamentoparque@hotmail.com, não tendo custo algum.

 
 

Serra do Corvo Branco

Esse passeio é para quem tem mais tempo pela região. A estrada lendária que foi a primeira a conectar o litoral com a serra continua em atividade e é uma atração a parte, começando no meio de dois paredões de pedra que proporcionam uma visão impressionante da região.

Suas curvas são bem fechadas e a largura da estrada é bem estreita (já foi conhecida como a estrada mais temível do Brasil), é preciso ter muito cuidado para não invadir o lado contrário.

A estrada liga Urubici a Grão Pará em um trecho de 57 km. Partindo de Urubici, são 30 km para chegar até a Serra do Corvo Branco dos quais 24 km são asfaltados e os 6 km finais, de estrada de terra (com buracos). Seu nome provém da existência de aves de mesmo nome na região.

Não é recomendado descer a serra em dias de chuva ou neblina por ser muito perigoso!

Cachoeira do Avencal

O nome Avencal deriva da palavra avenca, vegetação muito comum encontrada na região. A cachoeira possui 100 metros de queda livre e é muito frequentada por praticantes de rapel.

É possível chegar de carro até a parte de cima da cachoeira e através de uma pequena trilha a pé para conhecer a parte de baixo. Use calçado apropriado pois as pedras são escorregadias.

São dois parques diferente no acesso da parte de cima da cachoeira. A entrada pela direita possui um mirante com vista para o lado direito da queda e uma réplica da Pedra Furada para que os visitantes possam tirar fotos.

Já entrando pelo lado esquerdo há um outro mirante para ver o outro lado da queda da cachoeira além de opções para a família toda como tirolesa, passeios a cavalo, pedalinho e trilhas.

 
 
 

Cascata véu de noiva

A cascata está localizada a caminho do morro da igreja. Com 62 metros de queda, a cascata véu de noiva encanta com sua água que desliza suavemente por grandes rochedos. O seu nome vem da aparência de véu de noiva que acontece quando a cascata está com grande vazão, produzindo uma espuma branca.

A cascata está localizada em propriedade particular, sendo cobrada uma pequena taxa para acessar o local que fica aberto das 8 as 18h.

Você caminha cerca de 30m entre o estacionamento e a cascata, no caminho é possível ver algumas espécies de pássaros. Também é possível fazer arvorismo através de um caminho suspenso de 260m de comprimento e 10m de altura.

Gostaram de conhecer um pouco sobre Urubici? Não deixe de acompanhar o blog, no próximo post um pouco mais sobre a Serra Catarinense, com destaque para São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro.

 

Que tal fazer um passeio incrível de apenas um dia conhecendo o melhor da Serra Catarinense? A Descubra Floripa está com um roteiro que inclui alguns dos principais pontos turísticos de Urubici, almoço em Churrascaria, passeio para São Joaquim com direito a degustação em uma das principais vinícolas da região e retorno pela bela Serra do Rio do Rastro com seus 12 km de extensão e bela vista do mirante. Saiba mais sobre o roteiro!

 

#serracatarinense #passeio #passeiossantacatarina #santacatarina #urubici #cascataveudenoiva #cachoeiradoavencal #serradocorvobranco #peddrafurada #morrodaigreja #serradoriodorastro #Descubrafloripa

Shopping Basket
WhatsApp chat