Cavernas de Botuverá

Você já teve a oportunidade de conhecer as famosas Cavernas de Botuverá? A região possui a maior caverna do Sul do País e considerada uma das mais belas da América Latina. Para quem não conhece, Botuverá é um município localizado no médio Vale do Itajaí, próximo a Blumenau, em Santa Catarina. Distante cerca de 115Km da capital Florianópolis.

Grande parte da região é formada por montanhas. O nome Botuverá em tupi-guarani significa pedra preciosa e a economia do município é voltada principalmente pela exploração de minas de calcário.

O PARQUE

As Cavernas de Botuverá cavernas estão localizadas dentro do Parque Municipal das Grutas de Botuverá, que fica na localidade de Ourinhos, 15km do Centro de Botuverá.

Em 1998, a Prefeitura Municipal de Botuverá junto com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (Ministério do Meio Ambiente) e assessorada pelo Grupo de Estudos Espeleológicos Açungui (voltado à proteção de cavidades naturais), iniciou diversos estudos para a elaboração e implantação do Plano de Manejo do Patrimônio Espeleológico.

Com intenção de preservar a região, a visitação é limitada a 15 pessoas por vez e em um total de 195 por dia. São diversas cavernas no parque mas apenas 3 delas podem ser visitadas.

O parque possui área com churrasqueiras, lanchonete, uma pequena trilha e cachoeira.

Também conta com o museu do imigrante que é muito interessante.

AS CAVERNAS

Todos que entram nas cavernas se surpreendem com a sua beleza, são 3 galerias com salões de até 20m de altura e 1200 metros de extensão que são cobertos por esculturas naturais – estalactites e estalagmites – que sofrem alterações da água e do tempo com o decorrer dos anos.

As cavernas são compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), tais como travertinos, cortinas, couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões.

A maior estalactite possui 6 metros de comprimento!

Você sabe como ocorrem essas esculturas naturais? Antes vale mencionar que as estalactites pendem do teto em formato de cones pontudos; já as estalagmites têm aspecto similar, porém crescem no sentido contrário, do chão para cima. São formadas através do calcário que desce com a água e forma cerca de 1 centímetro cúbico a cada 100 anos dessas formações que vão formando colunas e outras formações rochosas.

Dentro das cavernas a temperatura se mantém em 20 graus, sendo um ambiente úmido e escuro. São usadas iluminações artificiais para que os visitantes consigam enxergar toda a beleza do local.

A visitação dura em torno de 45 minutos e o trecho percorrido é curto, mas íngreme, sempre subindo ou descendo.

Antes do acesso as cavernas, os visitantes assistem a um vídeo curto e recebem algumas orientações sobre o que pode e o que não pode durante a visitação.

OBSERVAÇÕES

– Não é permitido entrar com bolsas, celulares ou maquinas fotográficas. Tudo deve ser deixado em um guarda-volume antes de entrar nas cavernas.

– é obrigatório o uso de capacete de segurança para entrar nas cavernas; – é proibida a entrada de crianças com menos de 4 anos; – é proibido tocar ou se apoiar nas formações rochosas;

– alguns idosos podem encontrar dificuldade de chegar até o local de visitação;

– pessoas que sofrem de claustrofobia podem se sentir incomodadas dentro das cavernas;

– é proibido entrar com comida ou bebida no interior das cavernas;

– não perturbe ou colete espécies da fauna cavernícola.

O QUE LEVAR?

– Dinheiro;

– remédios que possa precisar;

– roupas confortáveis;

– tênis antiderrapante (Indispensável);

– protetor solar;

– roupa de banho e toalha (caso queira mergulhar na cachoeira);

– repelente.

PASSEIO

A Descubra Floripa te leva para conhecer as incríveis Cavernas de Botuverá em um passeio que leva o dia todo e possui atrações que vão além das cavernas.

Tudo começa com uma parada para se deliciar com um café da manhã tipicamente alemão feito em uma confeitaria.

Depois há a visita ao parque para conhecer as incríveis cavernas e no final uma visita a Vinícola Girola com degustação.

Tudo isso com guia especializado e transporte incluso no valor do passeio, saiba mais e reserve o seu lugar!

-> Mais uma dica! Veja o vídeo feito nas Cavernas de Botuverá mostrado no Globo Repórter. 

#DescubraFloripa #passeio #botuvera #cavernas #cavernasdebotuvera #descubraSC #santacatarina #turismo

Shopping Basket
WhatsApp chat