Benefícios de fazer trilhas

Muitas pessoas já praticam caminhadas regularmente em praças, ruas e academias. Mas nada como caminhar junto a natureza. Você conhece os benefícios de fazer trilhas? A prática de trilhas traz diversos benefícios para sua saúde física e mental.

A trilha é uma atividade bem democrática, com opções para todas as idades e vários tipos de trajetos e níveis de dificuldade, além de ser uma opção barata (e até gratuita muitas vezes). Florianópolis é um lugar incrível com várias opções de trilhas.

Conheça alguns benefícios de fazer trilhas:

Conhecer lugares incríveis

As trilhas são uma ótima maneira de conhecer novos lugares e estar junto a natureza. O Brasil possui muita beleza natural, explore e conheça também através de trilhas.

 

Felicidade e bem-estar

Sair da rotina já é motivo para melhorar o humor e deixar as pessoas mais felizes. Se for junto a natureza, melhor ainda!

Um estudo publicado na revista internacional Landscape and Urban Planning mostrou que pessoas que caminharam 50 minutos em meio a natureza relataram se sentir menos ansiosas e mais felizes em comparação com outras que andaram perto de veículos.

 

Coração saudável

Ao fazer trilhas você tem um risco menor de contrair doenças cardíacas já que o exercício estimula o sistema cardiovascular fazendo com que o coração bombeie mais sangue para o corpo. Os vasos e artérias também ficam mais flexíveis, saudáveis e com uma menor probabilidade de problemas.

 
 
 
 

Preparação para outros esportes

A caminhada e a corrida melhoram o condicionamento físico, portanto fazer trilhas pode ajudar no seu desempenho ao realizar outras atividades esportivas.

 

Pernas mais torneadas e abdomen fortalecido

Como muitas trilhas contém trechos de subidas e descidas, essa é uma ótima combinação de estímulos para as pernas, exercitando toda a parte inferior que inclui glúteos, quadríceps e outros músculos.

Ao caminhar em terrenos mais duros e inclinados exige-se que os músculos do abdômen trabalhem mais para manter o seu corpo estabilizado e reto.

 

Capacidade de improvisar

Cenários diferentes e se deparar com novas situações a todo momento são estímulos incríveis para se fazer trilhas. Ao fazer uma trilha você se adapta a novos trajetos, improvisa maneiras diferentes de passar por obstáculos. São dificuldades vencidas de uma forma prazerosa e que muitas vezes trazem aquela sensação incrível de que todo o esforço valeu a pena ao ver uma linda cachoeira, aquela paisagem incrível do alto da montanha.

 

Combate a insônia, a ansiedade e a depressão

A prática de atividades físicas regulares pode ajudar muito nesses quesitos. Mas a trilha traz estímulos extras com o contato com a natureza e superação de desafios, ajudando muito nesses problemas e melhorando a qualidade de vida no geral.

 

Fazer novas amizades

Convidar amigos para fazer uma trilha com você é incrível, mas que tal participar de grupos de trilhas e fazer novos amigos? As experiências trocadas com novas pessoas podem te trazer dicas de outras trilhas, conhecer histórias e quem sabe uma nova parceria para as próximas trilhas?

 

Desafiar os próprios limites

A sensação de vencer um novo desafio é maravilhosa. Fazer trilhas pode causar um certo vício (do bem!), você começa por trilhas mais rápidas e de fácil intensidade e vai querendo mais, desafiando os seus limites e percorrendo novos caminhos com novos desafios e aventuras.

 

Bom, esses são só alguns dos benefícios de fazer trilhas, esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o assunto. Quer dicas de algumas trilhas para se aventurar em Floripa? Já mostramos por aqui a Trilha da Lagoinha do Leste que é uma das mais procuradas da região. Em breve mais dicas de trilhas aqui no Blog, acesse nosso site para conhecer opções de trilhas e passeios por Floripa e arredores.

 

#trilha #trilhas #floripa #florianopolis #beneficios #trilhasemfloripa #aventura #natureza #beneficiosdastrilhas #DescubraFloripa

Shopping Basket
WhatsApp chat