Trilha da Lagoinha do Leste

Considerada por muitos uma das trilhas mais bonitas de Florianópolis, a Trilha da Lagoinha do Leste é surpreendente, com visuais de tirar o fôlego!

Localizada no sul da Ilha de Florianópolis, a praia da Lagoinha do Leste tem seu acesso por trilha ou por barco. Por seu difícil acesso, é uma praia bem preservada, selvagem e adorada por quem adora praticar trilhas e também acampar. Com areia branquinha e fofa, é uma praia sossegada e com mar gelado, limpo, cristalino e com ondas fortes.

O nome Lagoinha do Leste se dá por conta de uma lagoa em formato de “S” localizada em frente ao costão.

É importante mencionar que o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, criado em 1992,

é um dos últimos redutos de Mata Atlântica de Florianópolis. O Parque compreende uma área de 453 hectares que compreende não só a praia mas também os costões, a lagoa, a cachoeira e a mata nativa. É classificado como de Área de Preservação Permanente, de acordo com a lei nº 3.701/92.

A Trilha

Para acessar a praia por trilha existem duas opções de trajetos, pela praia do Pântano do Sul, que é o trajeto mais rápido (cerca de 1h30) ou pela Praia do Matadeiro, um pouco mais demorado, mas é o que recomendamos por ser muito mais bonito. Caso fique muito cansativo você pode optar pelo trajeto mais curto na volta ou ainda pegar o barco.

Mas já avisamos que a paisagem compensa qualquer cansaço e faz a caminhada valer a pena.

A trilha que recomendamos tem início no costão direito da Praia do Matadeiro, quando acaba a areia surge o início da trilha. Os primeiros 30 minutos de caminhada são bem cansativos, com subidas íngremes e com alguns pontos de mata fechada. No meio do caminho a trilha já se torna mais agradável, há um córrego que corta o caminho, com sombra e água fresca. Durante uma hora e meia a trilha vai margeando os costões, passando pela Ponta do Quebra-Remo, a Ponta do Facão e a Ponta da Lagoinha.

Na Ponta do Facão, um rochedo de mais de 15m guarda uma pequena caverna banhada pelas águas. Para chegar até lá é preciso um pouco de coragem, já que você terá que descer pela encosta até o mar. Ultrapassando a Ponta da Lagoinha, chega-se então à praia da Lagoinha do Leste. Aproveite a praia, tome um banho de mar, relaxe, faça um lanche e depois planeje a sua volta.

Vista de dentro da caverna

Tempo de percurso

O caminho mais longo, que tem início na Praia do Matadeiro e segue pelo alto do morro, possui cerca de 4km de extensão, sendo percorrido em cerca de 3h.

Dificuldade

É considerado de nível difícil, sendo preciso ter um bom preparo físico para fazer essa trilha, já que é longa e puxada. São muitas subidas bem íngremes e com trechos escorregadios.

Pedra famosa

No costão Sul, à direita de quem chega à Praia da Lagoinha do Leste pela trilha do Pântano do Sul, está o Morro das Coroas. A região possui grandes pedras no topo. Para chegar até lá a subida é longa e íngreme, podendo levar cerca de 40 minutos. Mas compensa muito, o visual é incrível e ótimo para tirar muitas fotos. Descendo um pouco fica a ” Ponta da felicidade” pedra famosa por fotos de pessoas penduradas que parece que vão cair.

O que levar

– mochila pequena

– bota ou tênis que não derrape;

– boné ou chapéu

– repelente

– água

– comidas práticas para fazer um lanche

– traje de banho

– toalha

Dicas

– Não se aventure sozinho, vá em um grupo e de preferência com pessoas que já conheçam a trilha ou melhor ainda, com um guia especializado;

– Procure começar a trilha pela manhã, quanto mais cedo melhor;

– Não deixe de subir o Morro da Coroa, é um trecho puxado mas que vale muito a pena;

– Faça o seu lanche e recolha todo o seu lixo.

Tenha uma experiência única realizando as trilhas mais diferenciadas de Floripa e região com a Descubra Floripa! Conheça a opção da Trilha da Lagoinha do Leste com transporte e guia inclusos e várias outras opções de passeios e trilhas.

#trilha #suldailha #lagoinhadoleste #trilhadalagoinha #trilhas #floripa #florianopolis #descubrafloripa

Shopping Basket
WhatsApp chat