A paradisíaca Ilha do Campeche

Ainda não esteve na Ilha do Campeche? O que você está esperando? Localizada em frente a linda praia do Campeche, no bairro de mesmo nome, no sul da ilha de Florianópolis. Você sabia que para muitas pessoas a Ilha do Campeche é considerada como o caribe catarinense ou até brasileiro? Isso se deve as suas águas cristalinas com tons que vão do verde esmeralda ao turquesa e areia fina e branca, um verdadeiro paraíso que só presenciando para descrever.

A ilha do Campeche é formada por morros e costões recobertos de Mata Atlântica. Possui uma única praia (Enseada) com poucas ondas, que agrada desde famílias com crianças até mergulhadores.

É importante mencionar que a ilha foi tombada pelo IPHAN no ano 2000, como Patrimônio Histórico e Paisagístico, por este motivo as visitas são controladas. Só é permitido o acesso de 800 pessoas por dia na ilha, que podem permanecer até 4h por lá (entre o período das 9 às 17h).

 

Quando ir?

Ocorrem passeios diários na temporada, de 15 de Dezembro até o final de março. Fora deste período ocorrem passeios esporádicos e agendados.

Atrativos

Além da bela praia, você pode ir além de pegar sol e nadar. Há opções de trilhas e mergulhos.

É possível fazer trilhas terrestres (existem algumas opções) com um monitor ambiental conhecedor da região e credenciado pelo IPHAN, para conhecer as belezas do local e ter acesso ao maior acervo de inscrições rupestres de Santa Catarina, que conta com 167 gravuras.

A trilha (feita como monitor credenciado – único meio de ser realizada) é paga, mas é importante mencionar que a verba é destinada não só ao pagamento dos monitores como também da manutenção da própria ilha, com uma parte destinada a um fundo de manejo e conservação da Ilha do Campeche. Desta forma você se diverte, aprende mas sobre a cultura e história e ainda ajuda na conservação para manter a ilha sempre bem cuidada!

 

Já o mergulho de superfície também chamado de trilha subaquática guiada também é feito com um guia especializado. Possui duração variada e diferentes tipos de trajetos. É uma atividade integrante do Programa de Visitação/Conservação da Ilha do Campeche que busca a qualidade e segurança do ambiente e dos visitantes no ambiente marinho.

O mergulho dura em torno de 1h30 e o valor pago (consultar) já inclui o monitor que acompanha, além do aluguel de roupa de neoprene, máscara, snorkel e nadadeiras.

Em alguns dias, durante a temporada, também é possível alugar e até fazer aula de Stand Up Paddle com orientação de um professor nativo.

Comida e bebida

Na ilha, durante a temporada de verão, há um local para comprar lanches como sanduíches, açaí, saladas de frutas e bebidas, mas fique a vontade para trazer sua própria comida e bebida (que tal fazer um piquenique?), só lembre de deixar tudo limpinho!

 

Segurança

Como mencionado anteriormente, não é permitido fazer trilhas sem um guia credenciado. Os barcos para chegar até a ilha também são certificados para este fim (tenha esse cuidado de checar), ou melhor ainda, use os serviços da Descubra Floripa para chegar até a Ilha do Campeche, saiba mais!

Durante a temporada de verão existem salva-vidas monitorando os banhistas na praia.

 

Atenção!

– Não é permitido adentrar à ilha sem autorização;

– Não é permitido levar animais para Ilha do Campeche, exceto cão guia, para acompanhamento de deficientes visuais; – Não é permitido levar, nem retirar plantas ou animais da ilha; – Não é permitido o uso de aparelhos de som potentes, ou outros equipamentos que possam perturbar a tranquilidade do local; – Não é permitido acampar e nem fazer churrasco na praia e no interior da ilha.

– Não é permitido alimentar os quatis (habitantes fofos e simpáticos da ilha);

– As trilhas terrestres e subaquáticas poderão ser fechadas em função de condições adversas do tempo.

 

Agora fique com mais algumas imagens incríveis da paradisíaca Ilha do Campeche:

Shopping Basket
WhatsApp chat